domingo, 16 de janeiro de 2011

Belchior, Mote a Glossa - 1974




Belchior, como conhecemos, tem um nome completo e tanto, chama-se Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, tão grande como o seu trabalho como artista. Belchior nasceu no municípuo de Sobral, no Ceará, e foi por lá, na década de 60/70 que após trabalhar na rádio sobral, abandonou a facudade de medicina para se dedicar exclusivamente a música, daí em diante conheceu toda aquela turma de jovens compositores, como Fagner, Ednardo, Rodger, Teti, Cirino e outros – conhecidos como o Pessoal do Ceará.
Belchior depois de vencer o festival de música universitária começa a ser percebido e e entendido, em 1972 vem para o Rio de Janeiro e lança, em 1974, seu primeiro disco, mote a glossa, que revela uma mescla de necessidades e conceitos novos, tanto nas músicas como nas mensagens. O disco levanta questões urbanas com um toque de sensibilidade, as músicas possuem uma variação autêntica que mostra a diversidade musical proposta, e a riqueza de conceitos nas músicas.
Belchior lança depois disso mais 15 discos que comprovam a capacidade artistica deste mestre, suas músicas me acompanham desde pequenininho, era um dos preferidos do repertório da mamãe ao arrumar a casa, e eu, como em todos, fui ouvindo, me acostumando, gostando, cantando, e bem depois, entendendo.
Obrigado mamãe!

Estou postando o primeiro disco, mote a glossa de 1974, para mim uma obra prima da música brasileira, o link está no título, é só clicar, baixar e se divertir.

!!!!!!VERDINHO DA BAIXADA!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário